PORBASE -Biblioteca Nacional de Portugal
Versão de texto
 Entrada 
 Todas as Bibliotecas |
 Bibliotecas por Região  |
 Bibliotecas por Tipo |
                                             
Bem-vindo à PORBASESobre a PORBASEConteúdos da PORBASEVersão de Texto
 
 
SOBRE A PORBASE

A PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos é o catálogo colectivo em linha das bibliotecas portuguesas, constituindo a maior base de dados bibliográficos do país na qual colaboram a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e mais de 170 bibliotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas. Criada em 1986, a PORBASE é coordenada pela BNP e está disponível ao público desde Maio de 1988.

Aberta à participação de todas as bibliotecas portuguesas, a PORBASE assenta numa filosofia de cooperação com regulamento próprio, visando servir de suporte à investigação e à difusão cultural, optimizar os recursos disponíveis e dar suporte à normalização das práticas profissionais na comunidade de bibliotecas e serviços de documentação portugueses.


Os registos bibliográficos contidos na PORBASE referenciam materiais bibliográficos diversos, nacionais e estrangeiros, sem restrições de âmbito temático ou cronológico. A dimensão actual da Base de Dados ronda 1.500.000 de registos bibliográficos, contendo também mais de 1.200.000 registos de autoridade. O crescimento médio anual da PORBASE, que é actualizada diariamente, é estimado em 100.000 registos bibliográficos.

Desde Abril de 2006, o conteúdo da PORBASE está disponível no Google Scholar permitindo que os recursos das bibliotecas portuguesas sejam pesquisados neste serviço especializado, especialmente vocacionado para o público académico. A PORBASE está também presente na B-On- Biblioteca do Conhecimento Online serviço que reúne uma vasta cobertura internacional de publicações científicas disponíveis em linha.

Informações e esclarecimentos contacte porbase@bnportugal.gov.pt    Uso de cookiesFicha técnicaSímbolo de acessibilidade[D]    
PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos